Terminal portuário do Beato

 

Situado na margem Norte do estuário do Tejo, pode receber navios até 200m LOA e 8m de calado, efetuando a descarga de granéis agroalimentares através de dois descarregadores, um deles pneumático e o outro mecânico, com um débito nominal de 600 tm/hora/cada, podendo receber até dois produtos diferentes, em simultâneo.

 

Tem uma capacidade de armazenagem de 110.000 tm, com um controlo fitossanitário dos produtos em stock.

 

Pela sua localização geográfica, é o único Terminal Portuário vocacionado para abastecer as indústrias transformadoras de trigo panificável e de rações para animais que se situam na zona da Grande Lisboa, quer recebendo diretamente os navios que chegam da Europa, quer por transferência fluvial a partir da Trafaria, os navios provenientes de Países Terceiros.

Todos os produtos descarregados são encaminhados para balanças eletrónicas para serem pesados e armazenados, podendo ser expedidos por rodovia ou por ferrovia com destino ao interior do território português ou ao hinterland espanhol.

 

 

Está dotado de um sistema informático de controlo de movimentação de produtos e de stocks o qual também faculta informação diária a todos os clientes e permite gerir não só os seus stocks como as suas Ordens de Entrega e os saldos dos seus respetivos clientes.

Os produtos armazenados no Terminal podem beneficiar do Estatuto de Armazém de Depósito Temporário e do Estatuto de Entreposto Aduaneiro Tipo A.

Dispõe de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar, de acordo com os requisitos da norma ISO 22000:2005.