silo vale de figueira

Situado no Ribatejo, perto de Santarém, a cerca de 100 km a Norte Lisboa, está inserido numa zona tradicionalmente produtora não só de cereais, nomeadamente milho, trigo e cevada, mas também de oleaginosas, como girassol e colza. Para além de receber os produtos da produção local, pode igualmente receber os cereais que sejam transferidos a partir dos Terminais Portuários da Trafaria e do Beato, quer por se prever um período de permanência em silo mais dilatado, já que os encargos de armazenagem em Vale de Figueira são mais reduzidos dos que se aplicam a um Silo portuário, quer para suprir os momentos em que a capacidade de resposta destes Terminais, em termos de espaço de armazenagem, se encontre esgotada, ou até mesmo para operações de triagem e limpeza de cereais.

Dispõe de uma capacidade de armazenagem de cerca de 24.000 tm, em 24 células verticais abastecidas por 2 tegões rodoviários, com a capacidade de 60 tm/h, sendo as pesagens, tanto na receção como na expedição rodoviária, efetuadas por uma báscula de 60 toneladas.

Pode ainda efetuar operações de secagem de cereais através de secador LAW com a capacidade de 300 tm/dia, bem como a sua triagem, limpeza ou arrefecimento. Todos os produtos em stock beneficiam de um controlo fitossanitário.

Está dotado de um sistema informático de controlo de movimentação de produtos e de stocks o qual também faculta informação diária a todos os clientes e permite gerir não só os seus stocks como as suas Ordens de Entrega e os saldos dos seus respetivos clientes.

Dispõe de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar, de acordo com os requisitos da norma ISO 22000:2005.