A Silopor encontra-se a instalar, nos seus silos da Trafaria, 1650 painéis fotovoltaicos: um investimento total que ascenderá a mais de quinhentos mil euros, revelou esta Sexta-feira a empresa portuária portuguesa de descarga e armazenagem de graneis sólidos alimentares.
«Em virtude da sua localização e condições próprias da estrutura dos silos portuários, prevê-se que esta Unidade de Produção para Auto-consumo possa suprir toda as necessidades do edifício central do terminal portuário», esclareceu a empresa, através de um comunicado, ao qual acedemos.
Esta infra-estrutura, explicou a empresa através da nota enviada às redacções, significa uma potência instalada de 528 KW, que corresponderá, potencialmente, a uma produção anual de energia de 770 000 KW.
Além da redução significativa das emissões de dióxido de carbono (CO2), o novo investimento vai também permitir uma redução na factura energética da empresa na ordem dos 67 000 euros por ano.
Silopor aposta na transição energética «A Silopor vê este investimento em energia solar como uma forma de contribuir para a transição energética, diminuindo a sua pegada ecológica, minorando assim a sua dependência em relação à rede eléctrica e às fontes de energia fósseis», salientou ainda a empresa, que opera nos Terminais da Trafaria e do Beato, situados no Porto de Lisboa e no interior centro em Vale de Figueira (em Santarém).
Com uma capacidade global de 340.000 toneladas, as instalações da Silopor podem receber e armazenar, no decurso do ano, em média, 3,5 milhões de toneladas, transportadas em pequenos navios costeiros provenientes da Europa ou em navios transatlânticos de médio e grande porte, provenientes dos continentes americano e asiático.