Terminal Portuário da TRAFARIA
O terminal internacional de águas profundas.
01a

Reconhecidamente o mais moderno terminal de águas profundas existente nas zonas do Mediterrâneo e Europa Ocidental, está tecnologicamente equipado, não só para servir o mercado nacional mas, sobretudo para efectuar operações de elevados rendimentos de descarga e carga indispensáveis ao "transhipment" internacional de cereais.

L1030996

Estas instalações foram concebidas, não só para resolver as necessidades portuguesas de importação em termos de navios "Panamax" e "Capesize", uma vez que o Terminal da Trafaria dispõe de um calado máximo de 51 pés, mas também para efectuar operações de "transhipment" internacional, com elevados rendimentos de descarga e carga simultâneas.

droppedImage

Os navios graneleiros de grande porte podem ser descarregados a ritmos máximos de 25.000 toneladas/dia (grão), sendo possível operar, em simultâneo, a descarga de três tipos diferentes de produtos. O Terminal da Trafaria permite efectuar operações de "transhipment", com pesagens, a ritmos idênticos aos da descarga, directamente navio a navio ou, via silo, para navios de cabotagem ou "Handysize", até 39 pés de calado máximo. Podem ainda ser carregados, num outro cais, batelões ou pequenos navios de cabotagem até 20 pés de calado, através de 4 bocas, que asseguram um ritmo de 500 toneladas por hora, cada uma.